Atribuição líderes clube de aventureiros

cargos clube aventureiros

CURSO DE LÍDERES AVENTUREIROS - OS DEVERES DA DIRETORIA


I - DIRETOR 


O diretor do clube dos Aventureiros é responsável por elaborar um programa para o clube que alcance com sucesso os objetivos. O diretor preside as reuniões da diretoria. Ele(a), mantém contato com o diretor do clube dos aventureiros da Associação e envia os relatórios quando solicitados. 


O diretor deve ser uma pessoa que entenda sobre crianças, trabalhe bem com um grupo, assuma responsabilidades, possua um desejo intenso de reconhecer novas ideias e demonstre inciativa em implantar tais ideias. Sobretudo, o diretor é um sincero Adventista do Sétimo Dia, cuja vida demonstra o que Deus pode realizar.


O Diretor do Clube dos Aventureiros deve:


Ser um exemplo de espiritualidade, ordem, prontidão, apreciador de esporte, amável, auto controlado, e sempre está com o uniforme limpo e completo.


Estar interessado nas crianças e saber compreender com simpatia os problemas que eles apresentam nesta idade.


O Diretor é:


01) Um pesquisador 


02) Entusiasta 


03) Ter novas ideias


04) Bom amigo de toda a diretoria 


05) Ser um ajudador


Deveres Do Diretor:


01) Ser membro da comissão local.

02) Manter pastor e anciãos envolvidos no clube.

03) Manter contato com o líder dos Aventureiros do campo e prestar relatórios.

04) Ser presidente da comissão Executiva dos Aventureiros.

05) Presidir as reuniões da diretoria do clube.

06) Supervisionar, organizar e preparar cada reunião do clube.

07) Organizar um programa anual: calendário de eventos. Deve ser apresentado a diretoria e aos pais.

08) Estar sempre animado para dirigir as reuniões da diretoria e providenciar um programa completo para o clube, com as seguintes atividades:

a) Hora e local das reuniões; b) Saídas a cada dois meses;

c) Excursões ao campo e projetos missionários; d) Investidura;

e) Finanças/orçamentos/contribuições/taxa de membros; f) Disciplina;

g) Notícias para boletins e jornais.


09) É responsável pelas reuniões da diretoria, e reuniões regulares do clube. Vai determinar pessoas responsáveis para a realização das seguintes atividades:


a) Ordem unida, cerimônias de abertura e encerramento;

b) Cultos; c) Jogos d) Classes/Habilidades criativas

e) Ordem de unidades/conselheiros e instrutores, e seus deveres.


II - DIRETORES ASSOCIADOS


Os diretores associados trabalham em conjunto com o diretor do clube, compartilhando juntos das responsabilidades. Eles devem manter registros e elaborar relatórios regulares que irão enviar para a associação. 


Podem assumir responsabilidades de tesouraria, secretaria, capelania, planejar atividades de acampamento, projetos da natureza, supervisionar habilidades e planejar eventos especiais. 


Devem haver dois ou mais diretores associados, de acordo com as necessidades do clube. Um diretor associado pode liderar o clube na ausência do diretor, e também pode presidir reuniões do clube; tudo isto em acordo com o diretor.


Os associados devem ter as mesmas qualificações do diretor para liderar o clube. Ter um relacionamento de consideração e respeito com o diretor, e trabalharem unidos.


Os Diretores Associados Cuidam Das Seguintes Tarefas:


a) Classes dos Aventureiros; 

b) Secretaria; 

c) Tesouraria;

d) Recreação; 

e) Atividades ao ar livre;

f) Habilidades criativas; 

g) Música; 

h) Natureza;

i) Capelania/cultos;

j) Transporte;

l) Eventos especiais/eventos bimestrais/excursões ao campo;

m) Projetos Missionários; 

n) Relações Públicas.


III - SECRETÁRIO DO CLUBE


O secretário do clube mantém o registro permanente de todas as atividades do clube:


a) membros;

b) classes completadas;

c) outras estatísticas importantes.


O secretário mantém todos os registros do clube. Em clubes pequenos o secretário também pode ser tesoureiro, tendo uma só pessoa para as mesmas funções. O secretário tem de ser organizado e eficiente para bom andamento do clube.


Os Deveres Do Secretário:


01) Conferir os registros das unidades e transferi-los para as folhas de registro individual dos aventureiros.


02) Registrar todos os pontos e deméritos na folha de registros permanente.


03) Colocar na lista dos pontos acumulados por unidades no quadro de anúncios pelo menos uma vez por mês.


04) Preencher o relatório da associação e remetê-lo ao escritório da mesma até o dia 10 de cada mês.


05) Manter o diretor informado da colocação do clube no score da associação.


06) Notificar o diretor caso um aventureiro esteja sempre ausente (especialmente sem justificativa), ou se é negligente no uso do uniforme.


07) Ser responsável pela manutenção de um quadro de anúncios chamativo, que deve ser mudado constantemente.


08) Solicitar à Associação, sempre que necessário, os materiais e formulários de relatório clube.


09) Cuidar de toda a correspondência e enviar cartas para o diretor, quando necessário.


10) Ser responsável pela biblioteca do clube e manter controle de todos os livros e revistas emprestados pelos membros da diretoria e pelos aventureiros.


IV - TESOUREIRO DO CLUBE.


O tesoureiro pode ser um dos membros da diretoria. É importante que o tesoureiro do clube trabalhe em harmonia com o diretor do clube e com o tesoureiro da igreja, para que ambos estejam bem informados das despesas do clube e dos fundos em caixa. 


O ideal é que o tesoureiro tenha uma certa experiência em contabilidade.


É bom que a comissão da igreja tenha conhecimento sobre entradas e saídas e também das necessidades do clube, para que o clube possa ser ajudado pela igreja.


Os Deveres Do Tesoureiro 


01) Registrar todas as entradas como:

a) taxas de membros; 

b) ofertas; 

c) venda de insígnias; 

d) doações;

e) campanhas para levantar fundos;

f) camporis; 

g) excursões, etc...


02) Transferir o caixa para a tesouraria da igreja para ser mantida a reserva.


03) Manter um registro preciso de débito e crédito, listando todas as entradas e saídas, com breve histórico e registro de dados.


04) Manter em ordem os recibos, contas e notas fiscais associadas com despesas, arquivando-as mensalmente em pastas ou envelopes.


05) Conservar em ordem os livros de registros e todos os recibos, notas fiscais e contas pagas, para que, a pedido, possam ser inspecionados e apresentados ao diretor, ao tesoureiro da igreja, à comissão executiva do Clube e à comissão da igreja.


06) Destinar os fundos para aquilo que foi decidido investir, e verificar se os compromissos estão sendo saldados.


07) Ter um valor para emergências mantidas pelo tesoureiro da igreja.


08) Estar disponível para coletar fundos em projetos de arrecadação de fundos e manter um registro preciso dos fundos recebidos.


09) Manter um registro dos itens entregues aos aventureiros nas campanhas de levantamento de fundos, conferindo-os ao serem devolvidos.


10) Coletar fundos para uniformes e equipamentos e pagar as contas, ou solicitar ao tesoureiro da igreja que o faça.


11) Estar certo de que todos os que solicitam retirada de dinheiro apresentem um recibo ou nota correspondente, que deve ser conservada em registro.


V - CAPELÃO DO CLUBE


O capelão do clube vai proporcionar oportunidades para o desenvolvimento espiritual entre os aventureiros e diretoria. O capelão deve ser um membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em situação regular diante da mesma, onde o clube é organizado. 


Ele ou Ela pode ser um dos diretores associados, um membro da diretoria, o pastor da igreja, o pastor dos jovens ou um ancião. O capelão deve ter a capacidade de organizar, bem como liderar efetivamente as atividades espirituais do clube.


Os Deveres Do Capelão


01) Usar o uniforme.


02) Aconselhar e trabalhar em conjunto com o diretor do clube na preparação das atividades espirituais.


03) Programar períodos devocionais, oradores e reuniões de oração periódicas.


04) Organizar e liderar as atividades missionárias.


05) Selecionar indivíduos para orar nas reuniões e atividades do clube.


06) Ser o responsável pelos cultos e toda programação espiritual do clube em acampamentos ou em outras atividades ao ar livre.


07) Programar com o pastor da igreja e o diretor do clube a realização do Dia Mundial dos Aventureiros,o serviço de culto das investiduras e cerimônia de posse.


08) Atuar como conselheiro espiritual especial, ao lado dos conselheiros das unidades.


09) Encorajar cada membro da diretoria do clube em seu relacionamento com Deus.


10) Mostrar uma experiência cristã balanceada ao participar das atividades seculares do clube.


VI - CONSELHEIRO DE UNIDADE.


O conselheiro é o líder de uma unidade de aventureiros. Os conselheiros ocupam uma posição no Clube, pois são os que estão mais próximos dos aventureiros e respectivas famílias e lares. 


O conselheiro é um membro importante da diretoria. Ele é escolhido para dirigir uma unidade de 6 a 8 membros, um conselheiro para os meninos, uma conselheira para as meninas. 


conselheiro se torna familiar para cada membro e partilha com a unidade as várias atividades. 


conselheiro conhece os pais e as condições do lar de cada membro da unidade e conversa sobre problemas sociais, econômicos e espirituais. 


A amizade do conselheiro pode significar muito aos aventureiros durante essa fase de suas vidas.

O conselheiro está presente a cada reunião e atividade do clube e planeja todo evento da unidade que a diretoria autorizar. 


O conselheiro adulto é responsável não apenas pela unidade, mas também pelo desenvolvimento da liderança do conselheiro em treinamento, que trabalha junto com ele.

O conselheiro deve ser um membro batizado da igreja onde o clube é organizado. Devem ser convertidos e cristãos dedicados. Devem estar prontos a aprender e crescer, e devem ampliar seu conhecimento de artes, trabalhos manuais, e natureza, para que possam contribuir para expandir o conhecimento dos membros de sua unidade. Devem dar um bom exemplo em atitude e comportamento.


Os conselheiros devem sempre acompanhar os aventureiros quando esses se reúnem em unidades. Durante as classes ou aulas de especialidades, a unidade talvez se disperse entre vários grupos, e, nessas horas, os membros ficam sob a supervisão do instrutor.


Os conselheiros devem se entrosar bem com os membros de suas unidades. 


Devem participar das várias atividades junto com eles e ganhar sua confiança. Devem também se familiarizar com os pais e as condições domésticas. Os conselheiros planejam atividades ocasionais extras do período do clube com suas unidades, mas apenas quando autorizados pelo diretor do clube.


Os conselheiros defendem os padrões e princípios do clube, em quaisquer ocasiões. Trabalham juntos com os oficiais do clube e estão prontos a colaborar sempre que solicitados.


Os Deveres dos Conselheiros


01) Tomar conta e dirigir/ensinar uma unidade, trabalhando e acompanhando os aventureiros durante todas as programações.


02) Encorajar, ensinar e aplicar os testes necessários nas aulas, preparando os aventureiros para uma investidura de sucesso.


03) Dar um bom exemplo em ordem, frequência, pontualidade e uniforme. Ser um modelo de comportamento cristão.


04) Participar dos exercícios de ordem unida com sua unidade.


05) Promover a compreensão e amizade dentro da unidade.


06) Ajudar os membros nos seus problemas e manter os líderes informados (mantendo sigilo).


07) Estimular os membros a participarem de todas as atividades.


08) Participar de acampamento, arranjando todos os detalhes, juntamente com os diretores associados e os membros.


09) Participar das reuniões da comissão da diretoria.


10) Avisar antecipadamente o diretor se impossibilitado de participar de uma reunião.


VII - INSTRUTOR.


A responsabilidade do instrutor é ensinar uma classe específica e refletir os ideais cristãos ao desempenhar tal tarefa.


Os instrutores ensinam áreas específicas ou assuntos tais como:

- Bíblia 

- Crescimento Pessoal 

- Habilidades ao ar livre

- Especialidades 

- Artes Manuais.


Podem ser escolhidos entre a diretoria regular do Clube dos Aventureiros, ou entre especialistas na igreja ou comunidade, os que forem melhor qualificados para ensinar assuntos específicos. 


Esses instrutores podem ou não ser membros da igreja. Devem ser considerados como membros adjuntos da diretoria e não precisam participar de todas as reuniões do clube.


Os instrutores devem preparar cuidadosamente o currículo das aulas e requisitos sobre o assunto, especialidades ou artes a serem ensinados, antes de introduzi-los às crianças. 


Um instrutor deve trabalhar em íntima cooperação com o coordenador das Classes dos Aventureiros, assegurando assim que todos os requisitos são abrangidos, para que os aventureiros possam ser investidos.


VIII - QUEM PODE LIDERAR UM CLUBE DE AVENTUREIROS


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando for velho não se desviará dele”. Prov.22:6.


Esse é o motivo da criação do Clube dos aventureiros. Portanto temos que escolher pessoas capacitadas e que tenham amor pelas crianças de nossa igreja, e que estejam dispostas a investir no futuro delas.


Características 


01) Ser membro batizado;

02) Ser um bom cristão;

03) Goste de trabalhar com crianças;

04) Seja organizado;

05) Tenha boa influência na igreja;

06) Saiba contar histórias, ensinar artes manuais, ensinar jogos infantis, transmitir lições da natureza, etc...

07) Tenha boa liderança;

08) Seja paciente, compreensivo;

09) Aprecia atividades ao ar livre;

10) Transmitir sempre alegria e otimismo;

11) Que tenha filhos;

12) Ser criativo, etc...


IX - AVENTUREIROS & DESBRAVADORES.


O clube dos Aventureiros foi criado para que as crianças mais novas pudessem ter seu próprio clube. A programação e o planejamento do Clube dos Aventureiros deve ser simples, curto, porém criativo. 


Em alguns aspectos os clubes de Desbravadores e Aventureiros são parecidos, mas o programa dos Aventureiros deve ser único, peculiar, e deve sempre ser desenvolvido separado dos Desbravadores. 


Um dos objetivos do Clube de Aventureiros é proporcionar uma experiência significativa e interessante, que leve as crianças a vislumbrar ansiosamente a oportunidade de se tornar um desbravador no futuro.


A intenção não é duplicar-se todas as experiências do Clube de Desbravadores, mas, através da criação de um Clube separado, poder suprir muitas necessidades das crianças de 6 a 9 anos, de modo agradável e interessante, e assim prepará-las para usufruir totalmente a experiência de ser um desbravador, no tempo apropriado.


Em muitos casos, os pais têm filhos em ambos os clubes, e podem envolver-se nas atividades dos dois. Por isso, talvez seja necessário realizar as reuniões dos Aventureiros e Desbravadores no mesmo dia e hora, o que não significa que os clubes devam ser unidos.


X - COMO TRABALHAR EM EQUIPE.


Para muitas pessoas uma das coisas mais difíceis é trabalhar em grupo, não aceita ideias dos outros, não se submete as normas do grupo. Isto muitas vezes tem dificultado e atrapalhado o  bom andamento de um departamento da igreja, porque as pessoas escolhidas para trabalharem juntas não conseguem, não tem espírito de equipe, de grupo, impedindo que a igreja cresça.


Um dos segredos para se trabalhar em grupo é colocar em prática duas fórmulas simples, se forem devidamente aplicadas:


01) POC Planejamento Organização Controle


02) DDD Disciplina Determinação Decisão


O bom líder não trabalha sozinho, mas em equipe e faz com que seus liderados realizem mais do que ele.


01) Algumas Técnicas Para Se Trabalhar Em Equipe:


a) Elogiar o lado bom e positivo das pessoas;

b) Aprender a resolver de forma positiva, mesmo as questões negativas;

c) Ouvir o dobro do que falamos;

d) Nunca repreender ou humilhar os outros em público;

e) Tratar cada pessoa com cortesia, dignidade e respeito;

f) Não falar mal de ninguém;

g) Saiba entender as pessoas;

h) Não seja radical;

i) Espírito de cooperação;

j) Lealdade;

l) Ter um vivo e crescente relacionamento com Deus;

m) Orar pelas pessoas e com as pessoas. 


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