Curiosidades sobre a Lua

Curiosidades sobre a Lua


A Lua é o astro mais próximo da Terra. Às vezes de noite, às vezes de dia, desde os tempos antigos ela provoca a curiosidade das pessoas.


"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte" (1 Pedro 5:6)


Em uma certa catedral da Europa, um novo administrador assumia o cargo e a primeira coisa que fez foi vistoriar o prédio e tudo o que nele havia. Chegando à parte mais alta da catedral, encontrou, perto do teto de um dos cômodos, cerca de uma dezena de estátuas de prata. "O que aquelas estátuas estão fazendo lá em cima?", perguntou. Após ser informado, falou: "Tire-as lá de cima e traga-as para baixo." 


Elas foram derretidas e o resultado apurado colocado na tesouraria da catedral. Antes de usar aquelas estátuas para um fim proveitoso, o administrador precisou trazê-las para baixo. Da mesma forma, para Cristo poder nos usar, muitas vezes é necessário que nos faça descer do alto em que nos colocamos. Com frequência, a oração de Cristo ao Pai, por seus discípulos, deve ser: "Faça-os descer."


Qual tem sido a nossa posição diante de Deus? Temos nos colocado em uma atitude de humildade e submissão à Sua vontade ou, com altivez e soberba, temos "exigido" as bênçãos que julgamos merecer? Temos procurado promover a glória do Senhor ou andamos proclamando o quão importante e poderosos somos na obra de Deus?


Muitas vezes, mesmo não tendo intenção, acabamos assumindo maior destaque que o nosso Salvador e promovemos mais a nossa fé e santidade do que a santidade e o amor do Senhor Jesus. Chamamos os holofotes para nós e fazemos de Cristo um mero coadjuvante da obra que realizamos. Não é desta forma que seremos uma bênção nas mãos de Deus. Talvez até consigamos ocupar uma prateleira espiritual alta, mas acabaremos empoeirados e sem nenhuma utilidade.


Diante de Deus, ao contrário de outras ocasiões, quanto mais você desce mais alto fica. A lua tem a sua posição. Ela sabe o momento certo de mostrar seu brilho. O sol tem seu lugar ao dia e a lua tem o seu lugar à noite. Os dois tem sua função que é iluminar. A Lua está lá em cima, mas a sua luz está aqui em baixo, para nosso benefício. Até a lua sabe o momento de descer, pois ela se mostra em pontos diferentes do céu.


Que a lua seja um exemplo para nós, que necessitamos iluminar o caminho de tantas pessoas que andam vagando na escura noite que é este mundo.


À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego


Anaxágoras ( 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 - 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol. A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol.


As quatro fases principais do ciclo são:


01 - Lua Nova:


a face iluminada não pode ser vista da Terra.


· A Lua está na mesma direção do Sol, e portanto está no céu durante o dia.


· A Lua nasce 6h e se põe 18h.


02 - Lua Quarto-Crescente:


metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra C (vista do hemisfério norte lembra a letra D).


· Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°.


· a Lua está a leste do Sol, que portanto ilumina seu lado oeste


· a Lua nasce meio-dia e se põe meia-noite


01 - Lua Cheia, todo a face iluminada da Lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco.


· Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, ou 12h.


· a Lua nasce 18h e se põe 6h do dia seguinte.


02 - Lua Quarto-Minguante, metade do disco iluminado pode ser visto da Terra, como em Quarto-Crescente.


Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra D (vista do hemisfério norte lembra a letra C)


01 - a Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste


02 - a Lua nasce meia-noite e se põe meio-dia


01 - O intervalo de tempo entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h


44m 2.9s ( 29,5 dias). Essa é a duração do mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.


Dia Lunar: 


Tendo em vista que o período sideral da Lua é de 27,32166 dias, isto é, que ela se move 360° em relação às estrelas para leste a cada 27,32 dias, deduz-se que ela se desloca para leste 13° por dia (360°/27,32), em relação às estrelas. 


Levando-se em conta que a Terra gira 360° em 24 horas, e que o Sol de desloca 1° para leste por dia, deduzimos que a Lua se atrasa 48 minutos por dia [(12°/360°)×(24h×60m)], isto é, a Lua nasce cerca de 48 minutos mais tarde a cada dia.


A Lua se move cerca de 13° para leste, por dia, em relação às estrelas. Esse movimento é um reflexo da translação da Lua em torno da Terra, completada em 27,32 dias (mês sideral). O Sol também se move cerca de 1° por dia para leste, refletindo a translação da Terra em torno do Sol, completada em 365,2564 dias (ano sideral). 


Portanto, a Lua se move cerca de 12° por dia em relação ao Sol, e a cada dia a Lua cruza o meridiano local aproximadamente 48 min mais tarde do que no dia anterior. O dia lunar, portanto, tem 24h48m.


À medida que a Lua orbita em torno da Terra, completando seu ciclo de fases, ela mantém sempre a mesma face voltada para a Terra. Isso indica que o seu período de translação é igual ao período de rotação em torno de seu próprio eixo. Portanto. a Lua tem rotação sincronizada com a translação.


Vamos abrir nossa Bíblia no Livro de Isaias Capítulo 66 Versos 22 e 23


"Porque como os céus novos e a terra nova que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde a uma lua nova até a outra lua nova, e desde um sábado até ao outro, virá toda carne a adorar perante mim, diz o Senhor".


A Bíblia é clara quando menciona a lua como um tempo determinado para adoração.


De uma lua nova até outra lua nova, ou seja, constantemente, porque as fases da lua são 4, como vimos na explicação que tivemos, portanto passarão as 4 fases da lua e estaremos adorando a Deus, e virá outra lua nova e estaremos ainda adorando a Deus.


Nossa adoração a Deus não terá fim quando estivermos no novo Céu e na Nova Terra que está sendo preparada para nós.


O nosso desejo nesta noite, ao trazer este programa sobre a lua é mostrar que todo o Universo foi criado pelas mãos poderosas de Deus. Somos parte da criação deste Universo, que é intrigante para os cientistas.


O homem já conseguiu visitar a lua, talvez consiga visitar outros planetas e ter todas as informações sobre as estrelas e corpos celestes, mas o homem jamais saberá como é o novo céu e a nova Terra se não estiver se preparando para conhece-la.


Vamos abris a Bíblia em Apocalipse 22: 5


"E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia e reinarão para todo o sempre".


Olhe hoje para a lua, que esta noite vai iluminar o seu caminho ao voltar para casa, e lembre-se: no céu não será mais necessária esta luz, nem a do sol porque muito maior, infinitamente maior, sem comparação, é o brilho de Nosso Senhor Jesus Cristo".