Em seu livro The Bible Our Heritage [A Bíblia, Nossa Herança], Edwin Charles Dargan apresenta um estudo sobre a Bíblia adaptada a nossos dias, tendo em vista quatro pontos.
01. O Conceito de Deus. O nome JEOVÁ, que aparece no Antigo Testamento, é o mesmo Deus de Israel, dos profetas e dos apóstolos.
No Novo Testamento Ele é parte da Trindade. Soberano e Criador, Juiz e Salvador – sábio, justo e santo. “Deus é amor.”
02. A origem, natureza e destino do homem. A Bíblia não responde a todas as intrigantes indagações do homem, mas oferece-lhe a chave: O homem é criatura de Deus, feita à Sua imagem e dEle recebe a bendita esperança da vida eterna.
03. O caminho para a salvação. A mensagem de Deus chegou ao mundo moderno, como ao antigo, através da graça do Evangelho. João 3:16 nos mostra esse caminho:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
04. O significado da vida. Do início ao fim, a Bíblia está repleta do que significa a verdadeira vida. O homem está neste mundo com um propósito. O povo de Israel foi chamado para cumprir a comissão divina. O Evangelho foi proclamado para a nossa redenção.
O segredo da vida está em Cristo Jesus. Com razão diz o apóstolo Paulo em Filipenses 1:21: “Porque para mim o viver é Cristo.”
O homem tem sido chamado para servir. Assim, as quatro palavras que traduzem a mensagem da Bíblia na vida moderna são: DEUS – HOMEM – SALVAÇÃO – SACRIFÍCIO.