01 - Responda as seguintes perguntas:
a)O que causa um eclipse?
Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.
b)O que é uma estrela cadente?
Estrela cadente é o pedaço de um meteoro ou de outra partícula cósmica que, ao entrar na atmosfera da Terra, deixa um rastro luminoso por onde passa devido a queima do seu material.
Lembrando que as estrelas cadentes não são de fato estrelas, mas sim corpos celestiais (como meteoros ou pedaços de asteroides) que atingem a atmosfera do planeta.
c)Qual a velocidade da luz?
O seu valor é exatamente 299.792.458 metros por segundo (ou 300.000 km/s, como também é utilizado), que define que o tamanho de um caminho percorrido pela luz no vácuo dura o intervalo de 1/299.792.458 de um segundo.
O primeiro relato de questionamento sobre a velocidade da luz partiu do filósofo Empédocles, no século 5 a.C
02. Sobre o corpo celeste mais próximo da Terra responda:
Dê o seu nome. Nosso satélite natural conhecido como “Lua”.
Qual a sua distância da Terra? Distancia de aproximadamente 384.405 km.
Qual a sua influência nas marés?
A Lua interfere diretamente nas marés, em razão das águas oceânicas serem atraídas durante o deslocamento orbital desse corpo celeste.
Os planetas giram em torno de estrelas. Por exemplo a Terra, que é um planeta, gira em torno da estrela do Sol. A maioria das estrelas no universo são muito maiores que o sol. As estrelas também são fonte de energia sobre os planetas. Os planetas são capazes de refletir a luz lançada pela estrela, como a Terra por exemplo.
A constelação de Orion é 1 constelação das 88 existentes.
Muitas pessoas já viram a constelação de Orion, ou parte dela, no Brasil as estrelas conhecida como "Três Marias" na verdade é o cinturão de Orion, muito fácil de se localizar, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul, dependendo das condições celeste.
A constelação contém duas das estrelas mais brilhantes do céu, Betelgeuse e Rigel.
06. Sobre constelações:
A) Explique o que é uma constelação. Constelações são grupos de estrelas que vistas da Terra parecem estar próximas umas das outras e que formam uma determinada figura no céu.
Na realidade as constelações são criações humanas, não são grupos de estrelas que estão necessariamente ligadas entre si.
08. O que é Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno.
A Via-Láctea é uma galáxia – que por sua vez é um amplo conjunto de estrelas, incluindo uma grande variedade de gases e poeiras astrais – na qual está situado o Sistema Solar, do qual nosso Planeta é um dos astros integrantes.
Este corpo de formato espiral engloba pelo menos duzentos bilhões de estrelas, embora alguns acreditem que o número destas esferas pode chegar a quatrocentos bilhões
09. O que é a estrela da manhã ou estrela vespertina? Por que ela recebe esses nomes?
Vênus recebeu vários nomes, devido as pessoas em seu cotidiano observarem que, aparecia uma estrela no período matutino e “outra” estrela quando já se estava anoitecendo (vespertino).
Portanto deram o nome Estrela d’alva (Estrela da manhã) a que aparecia de manhã, e estrela Vésper a que aparecia quando o Sol estava se pondo. Muitos acreditavam que fosse 2 estrelas distintas
10. Explicar o que é zênite e nadir.
Zênite é um ponto de referência para a observação do céu, um conceito utilizado nas ciências naturais, principalmente na astronomia. Nadir é considerado o oposto do zênite, ou seja, o ponto de referência celeste que se opõe ao zênite.
Baixe aqui o arquivo PDF com todas as curiosidades de Astronomia