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LISTA DE DINÂMICAS
Dinâmica: - Moisés no deserto
Passos
Passos
- O coordenador diz para o grupo, que ele representa Moisés no deserto.
- começa a andar no meio do grupo e diz para uns quatro ou cinco
participantes: "siga-me".
- A pessoa convidada acompanha o Moisés.
- Feita a escolha, dirige-se ao meio do grupo e diz: "apresento-lhes os
camelos de Moisés."
Dinâmica: - Labirinto
camelos de Moisés."
Dinâmica: - Labirinto
1. Destinatários: Grupos de Jovens
2. Material: uma bandeja e um vaso ou copo com água
3. Desenvolvimento:
- O grupo se divide em duas equipes, com igual número de participantes.
Tomando-se pelos braços, os integrantes de cada equipe
formam um círculo. O animador pede um voluntário de cada equipe e entrega-lhes
a bandeja com um vaso ou copo cheio de água. Ao ouvirem o sinal de partida,
iniciam a corrida por entre os companheiros, entrando e saindo do círculo.
Retornando ao ponto de partida, passarão a bandeja a outro companheiro que irá
fazer o mesmo, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado. A
equipe vencedora será aquela que terminar primeiro, sem haver derramado água.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: - Famílias de Pássaros
1-Passos:
- Participantes são divididos em duas equipes: a) A família dos
Joões-de-barro; b) a família dos pardais
Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos: a) um dos João-de -barro; b) outro dos pardais.
Joões-de-barro; b) a família dos pardais
Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos: a) um dos João-de -barro; b) outro dos pardais.
Os Joões-de-barro caminham agachados e os pardais brincam saltitantes, num pé só. Uns e outros brincam juntos num mesmo espaço.
- Enquanto estiverem andando todos misturados, mas cada qual
em seu estilo, será dado um sinal e as famílias terão de voltar a seus ninhos.
Cada qual o fará agachado ou saltitando, conforme se trate de João-de-barro ou
pardal. A família vencedora será aquela, que, por primeiro, reunir todos os
seus companheiros no ninho.
Dinâmica: - Confusão de Sapatos
Dinâmica: - Confusão de Sapatos
1- Passos:
- Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distância de 10m.
- Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes
- atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados,
porém sem estarem amarrados ou abotoados.
- Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura
calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade.
Em seguida, retorna-se à linha de partida.
- O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o
seu sapato, será o vencedor.
seu sapato, será o vencedor.
Dinâmica: Festival de Máscara
1- Destinatários: Grupos de Jovens
2- Material: Um saco de papel bem grande e um número para cada pessoa
(evite-se que o material seja plástico).
(evite-se que o material seja plástico).
3- Desenvolvimento:
- O animador distribui um saco de papel para cada participante, pedindo que façam
com ele uma máscara, deixando apenas dois buracos para olhar. O número deverá
ser afixado na altura do peito.
Uma vez prontas as máscaras, o animador apaga
as luzes um momento, para que cada qual possa colocar a sua, assim como o
número. Ao se reacenderem as luzes, cada um terá que adivinhar quem são os
mascarados, anotando o nome e o número numa folha de papel. As pessoas não
podem falar. O vencedor será aquele que obtiver a maior
quantidade de acertos.
quantidade de acertos.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica??
- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: - Adivinhando objetos.
1- Destinatários: Grupos de Jovens
2- Material: Giz e quadro negro.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em duas equipes, com igual
número de participantes. Cada qual recebe um giz.
- A uma distância de aproximadamente 15 metros, coloca-se o
quadro-negro. O exercício consiste no seguinte: As equipes têm que adivinhar o
objeto cujo nome o animador esconde; para consegui-lo, recebem três pistas.
Tão
logo descubram do que se trata, escrevem seu nome no quadro. Ganha a equipe que
o fizer Primeiro. O exercício pode ser repetido diversas vezes. O animador dá, por
exemplo, as seguintes pistas: pode ser de cores diferentes, é sólido, usa-se
para comer e tem quatro letras (mesa).
As palavras propostas às
equipes devem ser breves, exigindo a utilização de cada letra apenas uma vez. Exemplos: apito, sol disco, barco, livro, caderno, goma, lápis, pulseira, meia, trem, etc.
equipes devem ser breves, exigindo a utilização de cada letra apenas uma vez. Exemplos: apito, sol disco, barco, livro, caderno, goma, lápis, pulseira, meia, trem, etc.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: - Varrendo Bolas
- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: - Varrendo Bolas
1- Destinatários: Grupos de Jovens ou adultos
2- Material: 15 bolas e uma vassoura para cada equipe (sendo
as bolas de
cores diferentes para cada equipe).
cores diferentes para cada equipe).
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em duas equipes, com igual número de integrantes.
Colocam-se em filas paralelas, na linha de partida; em frente a elas,
espalha-se uma quantidade de bolas. O primeiro representante de cada fila
recebe uma vassoura.
Dado o sinal, saem varrendo as bolas até à meta e depois
passam a vassoura para a segunda pessoa, que deverá varrê-la da meta para a
linha de partida, e assim sucessivamente. A equipe vencedora será
aquela que primeiro terminar com a participação de todos os seus integrantes.
aquela que primeiro terminar com a participação de todos os seus integrantes.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica?
- Para que serviu a dinâmica?
Dinâmica: -
Mister Balão
1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.
2- Material: 15 Balões por equipe.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um representante
para o concurso de "Mister Balão". A um sinal do animador, cada
equipe procura "rechear" seu candidato até que fique repleto de
balões.
Dispõem de três minutos para executá-lo. Ganha a equipe que
conseguir "rechear" seu representante com o maior número de balões. O
exercício é repetido por diversas vezes.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica??
- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: - Corrida com bolas
1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.
2- Material: uma bola para cada pessoa; uma bandeja e um saco para cada
equipe.
equipe.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em equipes, que se colocam em
filas paralelas de partida. Os primeiros representantes de cada equipe recebem,
no menor tempo possível, a bola sobre a bandeja até à meta.
As bolas que
chegam a seu destino são depositadas no saco. Logo a seguir, a segunda pessoa
repete o mesmo procedimento, e assim sucessivamente, até que todos os
integrantes tenham participado. Vence a equipe que terminar primeiro o transporte
de suas bolas.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica ??
Dinâmica: - Inflando balões
Dinâmica: - Inflando balões
1- Destinatários: Grupos de jovens.
2- Material: 15 balões para cada equipe e barbante ou linha para amarrar a
boca dos balões.
boca dos balões.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em equipes. Cada qual recebe uma quantidade de balões,
sem ar. A um sinal do animador, e no espaço de dois minutos, as equipes
procuram inflar todos os seus balões. Ganha a equipe que conseguir a maior
quantidade.
4- Avaliação:
- Para que serviu a dinâmica??
Dinâmica: - Meu Vizinho
Dinâmica: - Meu Vizinho
Formação : todos em círculo
Desenvolvimento:
O animador começa o jogo dizendo : "O meu vizinho é ..." ( aqui diz
uma qualidade ).
Conforme a letra que inicia a palavra dita, todos os
outros jogadores devem dizer palavras que se iniciem com a mesma letra.
Por ex., se o animador disser: "Meu vizinho é corajoso", todos
os demais jogadores dirão palavras com a letra "C". Não podem
repetir palavras. Terminada a primeira rodada, o animador escolhe outra letra e
assim por diante prossegue o jogo.
AUXÍLIO PARA DIÁLOGO NO GRUPO
Dinâmica: - Escolha dos bichos "mais"
1- Objetivos:
- Cultivar uma boa convivência no grupo, na amizade e na verdade;
- Perceber as razões da falta de fraternidade e dos conflitos que surgem no
grupo de jovens, no grupo de trabalho;
grupo de jovens, no grupo de trabalho;
- Rever as próprias atitudes, para tentar mudar.
2- Passos:
2- Passos:
- Cada participante recebe um papel onde está escrito o nome de um bicho,
com algumas características, procurando interiorizá-las e expressá-las no
grupo em forma de dramatização.
Exemplo:
com algumas características, procurando interiorizá-las e expressá-las no
grupo em forma de dramatização.
Exemplo:
A Cobra: É traiçoeira, perigosa, esperta e oportunista, envenena o grupo, é
fofoqueira e quer ver o circo pegar fogo.
O gato: Companheiro, prestativo, carinhoso, esperto.
A borboleta: Não é acomodada. Alegra o ambiente, integra.
O papagaio: Fala, fala, não fala nada que contribua. É inteligente, aprende
o que os outros fazem, tanto o bem como o mal.
O cavalo: Dá patadas em todos.
O pavão: Fica sempre de leque aberto. Acha que é mais bonito, mais
inteligente, aquele que sabe mais.
O Boi: Sossegado, tranquilo, é esforçado e topa qualquer trabalho.
O pombo: Sempre se preocupa em conversar com os companheiros.
O urubu: Só vê carniça. É pessimista, descrente. Só gosta de coisa ruim.
Quer ver o grupo morrer.
A formiga: É operária, trabalhadeira, trabalha sempre em grupo.
Galinha d'Angola: Fala a mesma coisa o dia inteiro: "Tô fraco". Não acredita
em si mesma, mas tem que falar.
O bicho preguiça: Vagaroso, preguiçoso. Nunca faz nada. Está sempre
"pendurado" nos outros.
- O animador verifica se todos compreendem os diferentes papéis (animais),
podendo acrescentar outros, se necessário.
- O animador observe que cada animal expressa características positivas ou
negativas. Nunca as duas juntas.
- Colocar em papelógrafo o comportamento dos animais e afixar na parede.
- Trabalho em grupo:
fofoqueira e quer ver o circo pegar fogo.
O gato: Companheiro, prestativo, carinhoso, esperto.
A borboleta: Não é acomodada. Alegra o ambiente, integra.
O papagaio: Fala, fala, não fala nada que contribua. É inteligente, aprende
o que os outros fazem, tanto o bem como o mal.
O cavalo: Dá patadas em todos.
O pavão: Fica sempre de leque aberto. Acha que é mais bonito, mais
inteligente, aquele que sabe mais.
O Boi: Sossegado, tranquilo, é esforçado e topa qualquer trabalho.
O pombo: Sempre se preocupa em conversar com os companheiros.
O urubu: Só vê carniça. É pessimista, descrente. Só gosta de coisa ruim.
Quer ver o grupo morrer.
A formiga: É operária, trabalhadeira, trabalha sempre em grupo.
Galinha d'Angola: Fala a mesma coisa o dia inteiro: "Tô fraco". Não acredita
em si mesma, mas tem que falar.
O bicho preguiça: Vagaroso, preguiçoso. Nunca faz nada. Está sempre
"pendurado" nos outros.
- O animador verifica se todos compreendem os diferentes papéis (animais),
podendo acrescentar outros, se necessário.
- O animador observe que cada animal expressa características positivas ou
negativas. Nunca as duas juntas.
- Colocar em papelógrafo o comportamento dos animais e afixar na parede.
- Trabalho em grupo:
a) Quais desses animais encontramos em nosso ambiente de trabalho?
b) Analisar 3 bichos considerados mais importantes para o grupo.
- Plenário.
b) Analisar 3 bichos considerados mais importantes para o grupo.
- Plenário.
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VEJA TAMBÉM
- QUEM DISSE? NA BÍBLIA
- NOMES ESTRANHOS DA BÍBLIA