Muitos livros foram escritos desde o início do mundo, mas nenhum manteve-se em evidência por tanto tempo como a Bíblia sagrada. Já se passaram mais de 3.500 anos que suas primeiras páginas foram escritas e ainda hoje ele permanece como autoridade e referencial em várias culturas.
Na Bíblia estão os fundamentos de 3 das maiores religiões atuais: os cristãos, os judeus e os muçulmanos.
A Bíblia é o livro mais popular que existe, apesar de ter seus ensinos rejeitados e criticados por muitos.
Ela própria fala de sua perpetuidade:
"seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." (Isaías 40:8)
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Quantas letras tem a Bíblia?
A Bíblia contém cerca de 3.566.480 letras, que constituem 773.692 palavras.
Quantos versículos tem a Bíblia?
A Bíblia, na tradução de Almeida Revista e Corrigida, possui 31.105 versículos (o maior é Et 8.9; o menor é Êx 20.13).
Quantos capítulos tem a Bíblia?
A Bíblia conta com 1189 capítulos.
Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.
Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico.
Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d’Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D’Etiénne morava então em Gênova, na Itália.
Primeira Bíblia publicada com capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça.
Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas.
(Hoje, as notas históricas dos estudiosos protestantes de Genebra agregadas a novas notas de estudo podem ser encontradas em um recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil: a Bíblia de Estudo de Genebra.)
Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.
Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.
Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.
Quem escreveu os livros?
Os 5 primeiros livros da Bíblia foram escritos por Moisés, do qual se suspeita que também tenha escrito o livro de Jó, os outros livros bíblicos foram escritos pelos autores que dão nome aos mesmos.
1 e 2 Reis como também 1 e 2 Crônicas possivelmente tenham sido compilados por Esdras, mas não se sabe se ele os escreveu. Acredita-se que ele tenha organizado toda a compilação do antigo testamento.
O livro de Salmos contém vários autores, entre eles: Davi, Salomão, Moisés, Asafe, os filhos de Corá e outros desconhecidos.
Provérbios, Eclesiastes e Cantares são de autoria de Salomão.
NOVO TESTAMENTO
Lucas escreveu o evangelho que leva seu nome e também o livro de Atos dos Apóstolos.
Suspeita-se que o apóstolo João tenha escrito apenas o Apocalipse, e que o evangelho que leva seu nome como também as 3 cartas teriam sido escritas por um outro João, denominado 'presbítero' (Ver 3 Jo 1:1).
Paulo escreveu as cartas de:
Romanos
1 e 2 Coríntios
Gálatas
Efésios
Colossenses
Filipenses
1 e 2 Tessalonicenses
1 e 2 Timóteo
Tito e Filemom
Não se sabe ao certo quais foram os autores dos livros de Juízes, Rute, Ester e Hebreus.
Em quanto tempo os livros foram escritos?
O livro de Gênesis foi escrito por Moisés cerca de 1.500 anos antes de Cristo e o livro de Apocalipse foi escrito por João em torno do ano 100 Depois de Cristo.
Com isso a Bíblia como conhecemos hoje demorou 1.600 anos para ser concluída e ao todo cerca de 40 pessoas participaram de sua produção.
Antigamente a Bíblia era subdividida em vários volumes, e só com a precisão da imprensa moderna que foi possível compacta-la num único livro portável.
Quantas versões existem da Bíblia?
Todas as Bíblias que trazem o nome Almeida ganharam esse título devido a tradução feita por João Ferreira de Almeida, e que ele na verdade não a conseguiu completar antes de sua morte.
Há duas formas de tradução bíblica:
1 - Mantendo o mais próximo possível da escrita primária original, ou seja, replicar da forma que foi escrita.
2 - Procurando comunicar a ideia por trás do texto, usando palavras que convenham sem alterar o sentido original.
Para isso leva-se em conta o fator de que Deus tenha inspirado a mente dos autores e não suas palavras, e que com isso as palavras podem ser adaptadas a cada contexto histórico.
Em cada língua existem traduções próprias das escrituras, listarei a seguir as principais versões da Bíblia usadas no Brasil:
ARA (Almeida Atualizada)
É a mais popular atualmente e mais disseminada no meio evangélico, ela possui uma linguagem bela e agradável, com alguns detalhes um pouco cultos para os padrões modernos.
ARC (Almeida Corrigida)
A versão corrigida é anterior da atualizada e traz consigo grande quantidade de termos antigos da língua portuguesa que não possuem uso comum, mas mantém grande coerência com os originais da Bíblia.
ACF (Corrigida Fiel)
Almeida corrigida fiel mantem o padrão dos textos originais antigos do hebraico chamado 'massorético' e do grego 'receptus', ou seja, é a que mais se aproxima da escrita original das escrituras.
É publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana.
NTLH (Linguagem de Hoje)
A nova tradução na linguagem de hoje deixou a Bíblia com a clareza do idioma popular, permitindo que qualquer pessoa entenda termos e expressões antigas de forma simples.
É muito útil para ser usada em conjunto com outra Bíblia antiga, ela servindo de dicionário.
A ARA, ARC e NTLH são versões publicadas no Brasil pela SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, todas essas versões usaram textos de manuscritos posteriores ao 'massorético'.
NVI (Nova Versão internacional)
Essa é uma Bíblia que se propõe a estabelecer um padrão internacional do texto bíblico. Foi publicada pela Sociedade Bíblica Internacional sediada em Colorado Springs (EUA).
Ela busca traduzir com mais clareza algumas passagens inserindo também beleza ao estilo, todavia é criticada por alguns devido omitir muitas palavras das versões Almeida.
NVT (Nova Versão Transformadora)
Essa é uma das mais recentes versões da Bíblia publicada pela editora Mundo Cristão, e também se propõe a facilitar a linguagem para públicos contemporâneos.
Você pode obter mais informações nesse documento.
TNM (Tradução Novo Mundo)
É a versão oficialmente produzida pelas Testemunhas de Jeová, possui alguns detalhes singulares que marcam a teologia própria da igreja, como por exemplo em Jo 1:1 quando denomina Jesus como deus (com D Minúsculo).
Isso por que as Testemunhas de Jeová pregam que Cristo foi um deus criado.
BJ (Bíblia de Jerusalém)
Essa é uma tradução católica muito respeitada no meio teológico por manter extrema precisão com os originais.
Ela traz os 7 livros apócrifos e é uma excelente ferramenta de estudo.
LTT (Literal do Texto Tradicional)
Essa Bíblia é obra de Hélio De Menezes Silva não é publicada por nenhuma editora, e está disponível apenas na versão digital.
Ela procura manter uma extrema fidelidade ao exato texto apresentado nos originais.
___
Todas essas Bíblias você pode usar no aplicativo MySword para Android.
Veja também: 7 Novas Bíblias de estudo recém lançadas
ARTIGO EM PDF
Baixe aqui esse artigo no formato PDF: